Os atores do grupo teatral Débora Normander e Vinicius Moreira contaram histórias sobre sombras e fantoches
Diversas atividades foram realizadas nesta manhã de sexta-feira (4), na 11ª Bienal do Livro de Campos, principalmente dentro do Espaço Infantil. Alunos das escolas municipais Castelo Branco, Francisco Ricardo e Carlos Chagas, entre outras, além de estudantes da rede particular de ensino, assistiram ao espetáculo apresentado pelo Grupo “Arte Influxo”, do SESC-RJ.
Formado por Débora Normander e Vinicius Moreira, os atores contaram histórias sobre sombras e fantoches. Em seguida foi a vez de contação das histórias “O Macaquinho Edmar e o Leão Simba”. O grupo existe há 15 anos, quando Débora e Vinicius cursavam a Escola de Teatro e iniciaram um trabalho de pesquisa sobre o teatro infantil.
“A gente trabalha em teatros, hospitais, escolas, praças e bibliotecas, onde está o público e, normalmente, esse público não tem acesso aos bens culturais. A nossa companhia tem essa preocupação de difusão cultural”, explicou Débora.
Às 11h, houve intervenção artística com o tema “Enchi o saco de poesia”, com Rafael Sanches na Praça da Alimentação. A programação da bienal se estende até as 21h desta sexta e prossegue com uma programação extensa até quarta-feira (9), com entrada franca.
XI BIENAL DO LIVRO DE CAMPOS
A Bienal 2022 homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos.
Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.