A tarde tem programação em todos os espaços – Infantil, Arena Cultural, Café Literário, Espaço Nerd e palco oficial -, com mesas redondas, contação de história, oficina de grafitti, palestra sobre hip hop e lançamentos
A 11ª Bienal do Livro de Campos, promoção da Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) entra neste sábado (05), seu quarto dia com uma extensa programação a ser desenvolvida no Guarus Plaza Shopping. A expectativa é de um movimento intenso durante esse final de semana, prosseguindo até quarta-feira (09), quando termina a festa literária.
A manhã começou com a FCJOL promovendo estações lúdicas – evento em que as crianças fazem brincadeiras recreativas e quebra cabeças focado na literatura brasileira. Em seguida, o Polo Arte na Escola da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) apresentou brinquedos para aproximar a criança à arte, o “Seja o que quiser ser”, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT).
Na Arena Cultural está prevista às 10h, a exibição do filme “Asterix e o segredo da poção mágica”, do SESC-RJ. Às 11h, na Arena Cultural, será realizada mesa com o tema “Povos da floresta e a luta pela preservação”, com Eliane Potiguara, Sérgio Cohn e Artur Soffiati. O evento terá a programação retomada, após o almoço, com estações lúdicas, no Espaço Infantil a partir das 13h.
Segundo a mãe de aluno, Simone Pecly Tatagiba, a Bienal 2022 apresenta muito bom nível de qualidade cultural. “Estamos gostando muito da organização e estamos vindo todos os dias. De parabéns os organizadores pela qualidade dos livros e revistas”, afirmou.
Heitor, de 11 anos, filho de Aimone Pecly, está animado com o evento e já adquiriu diversas revistas, como a Capita Phasma. “A Bienal está super legal e já pedi aos meus pais para me trazer todos os dias”, disse.
A tarde tem mais programação cultural na Bienal 2022, em todos os espaços – Espaço Infantil, Arena Cultural, Café Literário, Espaço Nerd e palco oficial. Entre as atrações, mesa redonda com professores do Instituto Federal Fluminense (IFF), Contação de história, oficina de grafitti, palestra sobre cultura hip hop, lançamento de livros, encerrando com show do MC Marechal.
A Bienal 2022 homenageia este ano o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.