|

Bienal 2022: De forma lúdica, Maria Menina fala sobre empoderamento feminino

A apresentação do grupo, formado por Camila Barra e Nathália Cantarino, do SESC-RJ, foi construída a partir de diferentes causos e vivências

 

Alunos da Escola Municipal Universo da Criança e do Centro Educacional Raios de Luz, ambas da rede municipal de ensino de Campos, participaram, nesta terça-feira, (8), no Espaço Infantil da 11ª Bienal do Livro, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), de atividade com contação de histórias “Maria Menina”. A maior festa literária da região vai até esta quarta-feira, (9), no Guarus Plaza Shopping.

 

A apresentação do grupo formado por Camila Barra e Nathália Cantarino, do SESC-RJ, foi construída a partir de diferentes causos e vivências e a história “Maria Menina” ganhou corpo através de imagens, músicas e danças.

 

Um dia nasceu Maria Menina. Na cabeça dela crescia um cabelo que dava voltinhas, se embaraçava, ocupava espaço, era um cabelo muito faceiro, cheio de vontades e opiniões próprias. Mas na cidade que Maria nasceu, todos tinham medo de cabelos como aquele e, por isso, sua tia o prendeu bem firme para que não se esparramasse por aí. Com o tempo, Maria Menina foi surpreendida por uma dor de cabeça que não passava. Decidiu, então, se aventurar em busca da cura para sua dor, passando por caminhos de descobertas do mundo e de si mesma.

 

Segundo Camila, “o projeto destinado ao público infantil traz a semente do empoderamento. O desejo em cada contação é incentivar a criança a valorizar sua singularidade, ser o que desejar e, nesse caminho, poder se relacionar com o mundo, tornar-se mundo”, explicou.

 

A Bienal 2022 homenageia este ano o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print