Bienal 2022: No cinema, Arnaldo Antunes fala de música, poesia e tecnologia

Bate-papo mediado pelo poeta e escritor, Ronaldo Junior, aconteceu na noite desta quarta-feira (9), na Sala 3 do Cine Uniplex, no Guarus Plaza Shopping

Esperado por seus fãs, o cantor e compositor, Arnaldo Antunes, esbanjou simpatia, sendo a atração principal da 11ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, nesta quarta-feira (9), último dia da feira. Trazido ao evento pelo Sesc RJ, o artista iniciou sua agenda de participação na Bienal 2022 com um bate-papo realizado na Sala 3 do Cine Uniplex, no Guarus Plaza Shopping, mediado pelo poeta e escritor, Ronaldo Junior, um dos curadores da festa literária promovida pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

“Adoro participar de bienais. Vejo o livro como ferramenta insubstituível, em tempos de tanta tecnologia. A arte, por sua vez, é uma resistência, justamente por oferecer um olhar novo e surpreendente em relação aos nossos hábitos estéticos e comportamentais. A arte renova nossa visão de mundo, diariamente, nos provocando nossas sensações”, disse Arnaldo Antunes, que confessou sua paixão por poesia e leitura.

Sobre tecnologia, Arnaldo criticou o vício que o celular provoca, por meio do consumo constante de redes socais. “A velocidade da tela é rápida e leviana, dispersando nossa atenção. Para compensar esse vício, precisamos contemplar paisagens, vivermos nossas relações no contato físico e nos dedicarmos ao contato com as letras que se fazem presentes no mágico universo da leitura”, pontuou.

Depois de responder algumas perguntas da plateia, Arnaldo Antunes foi longamente aplaudido. A presidente da FCJOL cumprimentou o músico, representando o prefeito Wladimir Garotinho. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, também acompanhou a palestra, assim como a diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, curadora geral da Bienal 2022.