Depois da visita da Prefeita de Cardoso Moreira, nesta terça-feira foi a vez de um grupo da secretaria de Educação de Macaé
A 11ª Bienal de Campos dos Goytacazes está servindo de referência e incentivo para que representantes de outros municípios da região também façam suas feiras literárias no próximo ano. Depois da visita, essa semana, da prefeita de Cardoso Moreira, Geane Vincler, nesta terça-feira (08) foi a vez de um grupo da Secretaria Municipal de Educação do vizinho município de Macaé. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
A superintendente municipal de Educação, Waleska Freire – representando a secretária Leandra Lopes -, acompanhada de equipes das superintendências do órgão, foi recebida pela curadora da Bienal e diretora de Artes e Cultura da FCJOL, Kátia Macabu. Ao percorrer as áreas do evento – Arena Cultural, Espaço Infantil, Espaço Nerd – a superintendente explicou que a intenção é, no próximo ano, Macaé também promover sua própria Bienal.
“A Prefeitura Municipal de Macaé parabeniza a realização da Bienal de Campos. A equipe da Secretaria Municipal de Educação conseguiu trocar experiências e informações sobre o evento, pois está organizando o Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) e a Bienal e esse intercâmbio é importante como subsídio para a comissão organizadora – disse Waleska Freire, destaca o Espaço Nerd. “Esse espaço encantou a todos. Com certeza teremos esse espaço na Bienal de Macaé”, finaliza.
A Bienal 2022 prossegue nesta quarta-feira (09), com entrada franca. Ela homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos.
Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.