|

Grupo do Estado do Espírito Santo também presente na Bienal de Campos

Uma Kombi foi adaptada como se fosse uma biblioteca e percorre todo o país

 

O Grupo “Ousa”, do Espírito Santo, fez, na tarde desta terça-feira (8), intervenção artística na XI Bienal do Livro de Campos, promoção da Prefeitura por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O evento do grupo do município de Vitória foi intitulado “Combiousa, um autêntico veículo de difusão literária”.

 

“O projeto teve início na pandemia, quando as lojas estavam fechadas e uma das alternativas que a gente tinha para difundir os livros, que vão da ficção à história do nosso Estado, foi comprar essa Kombi e transformá-la em uma biblioteca ambulante. Mas tivemos que fazer diversas adaptações. Estamos em diferentes caravanas, levando a literatura para as escolas. Fomos ao Sul da Bahia e, agora, no Estado do Rio de Janeiro”, explicou um dos idealizadores, Márcio Miranda Moraes.

 

Ele acrescentou que a maioria dos autores é capixaba, mas atende um público de escritores do país inteiro e até internacionais. “Temos escritores de outros países também. Você vem para a Bienal com a possibilidade de encontro de pessoas falando sobre literatura, que é o nosso foco. Isso é muito bom, porque acontece a interação”, afirma.

 

LIVRO

 

Historiador e formando em Áudiovisual pela Universidade Federal do Espírito Santo, Márcio Moraes lembrou que no seu livro “Conde Trápula – uma vítima da TV em cores”, lançado na bienal de Campos, abordou um pouco da história do Espírito Santo e de um herói, considerado ídolo indígena, Caboclo Bernardo, que salvou 128 vidas de um naufrágio em 1887. Ele foi condecorado pela Princesa Isabel e a medalha que recebeu, desapareceu. “Ele é uma pessoa muito importante para a historiografia e para a memória do povo capaxiba”, completou.

 

A Bienal 2022 homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.

 

O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print