|

Lançamento de “Subsídios para a História do Jornalismo em Campos”

Edição fac-similar da obra de jornalista e poeta Theophilo Guimarães foi lançada pelo Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, no Café Literário

 

A edição fac-similar de “Subsídios para a História do Jornalismo em Campos” – publicada originalmente no ano de 1927, pelo jornalista e poeta Theophilo Guimarães – foi lançada nesta segunda-feira (07), no Café Literário da 11ª Bienal de Campos. O projeto é fruto do trabalho da equipe do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

 

A mesa de lançamento da obra foi mediada pela coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, contando com as participações da presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), Genilson Soares.

 

“A força do nosso jornalismo sempre foi fundamental para que a história campista fosse perpetuada. Quando recebi o projeto, por meio de Rafaela e sua equipe, prontamente aprovei a produção dessa edição fac-similar de uma obra tão importante”, enfatizou Auxiliadora Freitas.

 

“Membro da Academia Fluminense de Letras, Theóphilo Guimarães, recebe, hoje, nossa homenagem, tendo seu livro reeditando. Trata-se de seu último livro, publicado em 1927. Trata-se de uma obra que deveria ser obrigatória em cursos de Jornalismo. Agradeço o empenho de Auxiliadora, que acreditou no projeto e, hoje, aqui estamos, prestando homenagem a este grande campista, jornalista que estava à frente de seu tempo, no exercício da profissão”, disse Rafaela Machado.

 

“Para nós do IHGCG, lembrar de Theóphilo Guimarães, é um presente. Ele empreendeu na imprensa, por meio da Revista Aurora, que também registou muito de nossa Campos, no século passado. Parabéns, Auxiliadora, Rafaela e equipe”, pontuou Genilson Soares.

 

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS – Depois do lançamento de “Subsídios para a História dos Campos dos Goytacazes”, foram distribuídos 100 exemplares da obra, no estande do Arquivo.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print