|

Livro do Museu Histórico de Campos lançado na Arena Cultural da Bienal 2022

Obra reapresenta marco comemorativo dos 10 anos da instalação do Museu nas dependências do Solar do Visconde de Araruama

 

A Arena Cultural da Bienal 2022 recebeu, na tarde desta terça-feira (8), o lançamento do livro “Redescobrindo a Memória do Solar do Visconde de Araruama, sede do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes”. Escrito pela historiadora Graziela Escocard, coordenadora do Museu, a obra foi viabilizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). As arquibancadas da arena foram ocupadas por alunos de escolas da rede municipal.

 

O bate-papo sobre o lançamento da obra reuniu a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; Graziela Escocard; o ator e diretor, Guilherme Freytas (Coordenador do Curso Letras em Movimento do MHCG) e o pedagogo do museu, Rossini Reis. A mediação ficou a cargo de Breno Souza.

 

“Nosso museu é testemunha viva da história do município, com visão privilegiada dos últimos séculos, na Praça do Santíssimo Salvador. Estamos muito honrados com a oportunidade de termos viabilizado um livro tão importante, que representa o registro de toda essa história, por meio da pesquisa feita por Graziela Escocard e sua equipe”, disse Auxiliadora Freitas, na abertura do bate-papo.

 

“Trata-se de um livro com conteúdo didático, perpetuando a história do Solar do Visconde de Araruama. Atravessando as barreiras do tempo, o prédio abrigou a Câmara Municipal de Campos e importantes órgãos públicos. Restaurado no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, o imóvel abriga, desde 29 de junho de 2012, o Museu Histórico de Campos. A partir de hoje, toda essa história está documentada”, ressaltou Graziela Escocard.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print