O grupo de trovadores está aberto para novas inscrições e os interessados devem comparecer para maiores informações no Museu Histórico de Campos, no Centro da cidade
Muitas declarações e várias trovas literárias e de humor foram tema da apresentação do Grupo União Brasileira de Trovadores, (UBT), seção Campos dos Goytacazes, na tarde desta terça feira(08), na Arena Cultural da 11ª Bienal do Livro de Campos, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
A seção começou com Ciranda de Trovas, em que cada participante do grupo declama uma trova de gênero variado, sempre carregada de muita alegria e encantamento.
Duas vezes por semana o encontro dos integrantes do UBT acontece na Praça dos Trovadores, situada na Praça do Flamboyant. As festividades são comemoradas em duas datas: dia 18 de Julho – aniversário do criador do UBT, Luiz Otavio – e outubro no dia de São Francisco de Assis, conhecido historicamente como Padroeiro dos Trovadores.
De acordo com a coordenadora, Danuza Almeida, o maior objetivo é desenvolver o trabalho e encontros do grupo entre os jovens, além de divulgar as ações desenvolvidas pela equipe. “Por esse motivo, atendemos ao convite das escolas municipais e privadas para que a trova seja transmitida de geração para geração”, acrescentou.
“É muito gratificante participar da 11ª Bienal do Livro, agradecemos o espaço. O movimento dos trovadores agradece a todos os organizadores da Bienal 2022”, completou.
O UBT leva como símbolo uma bandeira com uma rosa vermelha. O grupo está aberto para novas inscrições e os interessados devem comparecer para maiores informações no Museu Histórico de Campos, localizado no Centro de Campos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
A Bienal 2022 homenageia o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna. Ao todo são 250 mil títulos e 6 mil lançamentos literários. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) reúne 19 editoras e 90 diferentes selos. Entre as editoras participantes através da ABDL, Autêntica, Ciranda Cultural, Culturama, DCL, Florescer, Girassol, Global, Globo, Leya Malê, Melhoramentos, Nova Fronteira, Panini, Planeta, Prolezo, Record, Rocco e Vozes, além da Editora Paulinas.
O evento tem como parceiros, ainda, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Polo Arte na Escola-Uenf e SESC-RJ, Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Guarus Plaza Shopping e Cine Uniplex Guarus. O patrocínio é do Sicoob Fluminense e o apoio de Águas do Paraíba.